segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dia Mundial da Biblioteca Escolar

Hoje, 22 de outubro, festejou-se o Dia Mundial das Bibliotecas Escolares com todos os alunos do 1º ciclo realizando a já tradicional cerimónia de entrega dos prémios aos melhores leitores da Biblioteca Escolar.
Este ano, a atividade pela qual esperam ansiosamente os alunos, foi enriquecida com a 1ª sessão do “Karaoke da leitura” e terminou com a entrega dos prémios das atividades do PAM (Olimpíadas  e Canguru da matemática   e problema do mês).
Após a abertura da sessão pelo Diretor do Agrupamento, Alberto Areosa, e pelo Coordenador do 1º ciclo, Maurício Ferreira, onde foram referidos os benefícios da leitura, a professora Bibliotecária fez uma breve apresentação dos bons resultados observados nestes três últimos anos relativamente aos hábitos de leitura: a média de livros lidos, por aluno do agrupamento, passou de três para sete, sendo de 12 livros por aluno no 1º ciclo. Seguiram as sessões de leitura em Karaoke de poesias trabalhadas nas aulas (e previamente selecionadas pela equipa da biblioteca e pelos professores titulares), assim como de textos coletivos produzidos pelos alunos no âmbito do projeto de Língua Portuguesa (desenvolvido pela professora Teresa Poço) e do projeto TIC “ Navegar com o Magalhães (desenvolvido pelas professoras Carla Neves e Luísa Silva). Os textos poéticos e os textos informativos produzidos, após as sessões de pesquisa de informação realizadas, agradaram ao público e ficou demonstrado que, neste agrupamento, temos leitores mas também temos autores com talento. Ficou ainda provado que todos juntos (Direção do Agrupamento, a quem a equipa da Biblioteca agradece o apoio contínuo, professores e Biblioteca Escolar), fazemos mais e melhor: Formamos leitores competentes, autónomos, informados e críticos que amanhã serão capazes de construir uma sociedade melhor!

Continuação de Boas Leituras e Boas Pesquisas!

                                                   O público ...atento e delirante com os prémios!

                                              O Diretor do agrupamento e os elogios aos leitores

                                                   A felicidade de um dos premiados

                                                         Leitura em Karaoke

Premiados das atividades de Matemática
Nota: os melhores leitores também tiveram melhores resultados
 nas provas  e exames nacionais de matemática!

            Os melhores leitores da Biblioteca do ano 2011-2012 (do 1º,2º e 3º ano)
receberam um livro e um diploma (falta um na foto!!!!)
         Nota:  Os alunos do 4º ano (ano letivo anterior) receberam os seus prémios no Dia do Diploma

 A par desta cerimónia, continuam a decorrer na Biblioteca as sessões de formação para todas as turmas do 2º,3º ciclo e ensino secundário.


Podem também visitar a exposição de cartazes alusivos ao Dia da Biblioteca realizados nas aulas de EVT com a professora Maria da Luz (em breve, serão digitalizados e colocados aqui).
Ah...também estamos a receber os marcadores que ilustraram para uma futura exposição.

E como os Dias da Biblioteca são todos os dias não se esqueçam de utilizarem os seus recursos para melhorar os  resultados escolares.

Não se esqueçam de se inscreverem no 1º convívio/sessão de "trabalho" dos amigos da Biblioteca para planificarmos as atividades a realizar e combinarmos o horário de funcionamento dos vários Workshops programados e clubes:
Clube de leitura expressiva/teatro, Clube de leitura a idosos, Clube do Jornal, Clube dos monitores da BE,...
Apareçam na BE, Quarta pelas 14h30.....a Dª Manuela já prometeu o tradicional bolo!