quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Olimpíadas da CriAtividade

Decorreu hoje, na Biblioteca Escolar, a primeira prova das Olimpíadas da CriAtividade 2013.


Tal como foi publicado no Portal das Escolas, "as Olimpíadas de CriAtividade são uma iniciativa promovida pelo Torrance Center® (Portugal), com o objetivo de incentivar o pensamento criativo, crítico e analítico de crianças e jovens do 4.º ao 12.º ano de escolaridade (ou equivalente), criando um espaço de partilha e motivação, numa filosofia de salutar competição. As Olimpíadas de CriAtividade pretendem ainda implementar na comunidade escolar portuguesa metodologias e programas inovadores, com destaque para o FPSP-Future Problem Solving Program".
 
Cinco alunos gostaram do desafio e pediram aos seus mentores ( as professoras Teresa Fernandes e Olinda Braz) para os inscreverem: o André Camelo, Francisco Pinto, Fátima Gomes e Pedro Cascais escolheram a modalidade "Texto " e o Armando Rafael, a modalidade "Arte".
Hoje, das 15h00 às 17h00, cá estiveram na Biblioteca a realizar a prova.  Após a leitura do texto enviado, cada um preencheu, em formato digital,  o "seu livreto criAtivo", identificando e referindo alguns problemas/desafios presentes na história/problema, imaginando possíveis soluções e determinando os critérios para identificar o desafio/ problema principal. De seguida cada um elaborou um plano de ação para resolver o problema considerado prioritário, apresentando-o num "Texto CriAtivo" ou num "Desenho CriAtivo".

Foram duas horas de "maratona cerebral " mas valeu a pena!

A segunda etapa, fase regional, está prevista para o dia 22 de fevereiro. Ver o cronograma  aqui. Até là, os nossos "atletas" vão continuar a treinar para representar o agrupamento com a dignidade a que eles já nos habituaram. Parabéns por participarem nesta grande inicitiva.