sábado, 5 de janeiro de 2013

Como melhorar as tuas notas

                          (imagem retirada do site: educabuzios.com.br) 

O 2º período já começou. Queres algumas dicas e sugestões para melhorar as tuas notas?
Lê a transcrição do artigo de Patrícia das Neves, publicado no site da Visão Júnior, no dia 2 de Janeiro:


Não há regras rígidas para um estudo com sucesso. Sozinho ou acompanhado, em casa ou na rua, com ou sem música, são variáveis que deves experimentar e perceber o que resulta melhor contigo.

- É necessário estudar todos os dias pelo menos uma hora.
- Prepara a tua mochila de véspera para não te esqueceres de nada.

- Toma sempre o pequeno-almoço antes de ires para a escola. Estar alimentado ajuda o nosso cérebro a concentrar-se nas matérias que queremos aprender e não na fome que temos.

- Tem sempre o material ao teu alcance para não perderes a concentração à procura de um lápis, uma borracha, um livro...

- De acordo com o ambiente que está à nossa volta, o cérebro prepara-se para determinada tarefa. Por isso, deves estudar num local arejado e com boa iluminação.

- Se leres deitado, de costas, provavelmente ficarás com sono, e de barriga para baixo estarás a forçar a coluna vertebral, os músculos dos braços e o pescoço. O corpo e o cérebro funcionam melhor se estudares sentado. No entanto, de vez em quando deves mudar de postura. Podes, por exemplo, levantar-te e ler em voz alta.

- Não memorizes o que não entendeste pois irás esquecer-te disso facilmente. Toma nota da dúvida para a esclareceres com o professor na próxima aula.
- Se não estiveres com vontade de estudar e sentires que não estás a ter resultados, não insistas. Pára para ires apanhar um bocado de ar, comer qualquer coisa, conversar com um amigo...

- Termina sempre o estudo com uma atitude positiva. Verifica o que já aprendeste em vez de veres o que ainda te falta. Assim, estarás motivado para aprender cada vez mais.

- Um bom descanso é fundamental para o sucesso nos estudos. Podes beber um copo de leite antes de te deitares. O leite possui triptofano que é uma substância indutora do sono.

Na sala de aulas:

Tira apontamentos enquanto o professor dá a matéria. Ajudar-te-á a estar concentrado;
Não escrevas tudo tal e qual o professor disse. Apenas as definições, nomes, datas e fórmulas devem ser reproduzidas totalmente. Tal como quando vais a um pomar e escolhes apenas a fruta madura, na aula deves seleccionar a informação que convém reter e registar;

Não basta ouvir para aprender. Deves relacionar o que estás a ouvir com aquilo que já sabes e formular opiniões sobre os assuntos.


Bons apontamentos
Faz resumos. Resumir significa transformar um texto com muitas palavras noutro com menos palavras que contenha a ideia principal. Não há resumos certos nem errados desde que não alteres as ideias do texto, apenas as sintetizes;

Sublinha o que é mais importante. Os sublinhados ajudam-nos a reler rapidamente o essencial de um texto sem termos de o ler todo de novo;

Escreve os apontamentos com a melhor letra que conseguires fazer. Quanto mais agradáveis forem os apontamentos, mais atractivos e mais fáceis de estudar se tornam.

Artigo consultado, no dia 5 de janeiro, em : http://visao.sapo.pt/como-estudar-melhor=f592430