sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

CRILIJ:Centro de Recursos e Investigação...


No sítio  CRILIJ - Centro de Recursos e Investigação sobre Literatura  para a Infância e Juventude. , os professores podem ler ou fazer o download de vários números da revista Solta Palvra (entre outras, o nº 18 da revista Solta Palavra dedicada a Nuno Higino ou o nº 16 dedicado a Alice Vieira  )   e encontrar outros recursos interessantes.
 O CRILIJ pretende:
- ser um centro de recursos para professores e bibliotecários que permita uma ampla e rápida informação sobre publicações e iniciativas, dentro da área da leitura para jovens, tanto no âmbito nacional como internacional.
-Preparar uma base de dados de autores e ilustradores nacionais.
-Promover/participar em debates e colóquios sobre alguns dos temas mais urgentes na nossa política de leitura para jovens.
-Publicar um boletim periódico que seja uma chamada de atenção para autores, ilustradores ou temas de interesse; sugerir leituras de obras cujas recensões serão apresentadas; divulgar experiências desenvolvidas em escolas ou outras instituições, de forma a permitir uma comunicação em rede; divulgar informação sobre formas de utilização das tecnologias da informação e da comunicação.
-Organizar “malas pedagógicas”, que circulem pelas escolas, com obras de autores, e/ou conteúdos temáticos afins.
-Criar, posteriormente, um “Conselho de leitura” destinado a fazer uma apreciação de obras que pela sua qualidade se julgue oportuno recomendar.

(Fonte: Blogue da RBE)