quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dia Internacional da Língua Materna

Assinala-se, hoje, o Dia Internacional da Língua Materna. Foi proclamado pela Conferência Geral da UNESCO em novembro de 1999. Estima-se que das seis mil línguas faladas no mundo metade esteja à beira da extinção. (fonte  www.rtp.pt )

"A Minha Pátria é a Língua Portuguesa" escreveu Fernando Pessoa. Sabias que a nossa língua é falado por cerca de 269 milhões de pessoas, o que posiciona  no 5º lugar na listas das línguas mais faladas, só sendo ultrapassada pelo Mandarim, o Hindi, o Espanhol e o Árabe?
A revista Monocle, do mês de Outubro, destacou o português e os países de língua portuguesa.  Segundo a revista, é na nossa língua que alguns dos maiores negócios, influências e políticas de poder vão acontecer.
 Na tua Biblioteca,  preparamos uma exposição sobre alguns dos grande autores que muito fizeram para divulgar a nossa língua pelo mundo fora. Já a foste ver?
 E já leste algum poema hoje?  Que tal, leres também este de Almada Negreiros (Trindade, São Tomé e Príncipe, 7 de Abril de 1893 — Lisboa, 15 de Junho de 1970) ?