quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Prevenir a violência

No dia 14 de fevereiro, dois membros da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé vieram até à nossa Biblioteca Escolar fazer uma sessão no âmbito do seu projeto “Prevenir a violência para uma saúde melhor”.


Os utentes da Biblioteca tiveram a oportunidade de ler os trabalhos elaborados por alunos de vários concelhos do distrito, nas sessões de formação organizadas nas escolas, no ano anterior, e de reflectir sobre a temática. Os que já tem namorado(a) aproveitaram ainda para responder a um questionário interativo elaborado pela técnica Ana Catarina Teixeira, de forma a aferir se a sua relação é saudável. Pelas respostas dadas, muitos descobriram, com surpresa, ser vítimas de violência ou ainda agressores!
 Este teste serviu para promover a reflexão sobre “ o que é a violência” e estar atentos a alguns sinais de alerta: violência verbal, intolerância, ciúmes exagerados, etc.


(trabalho realizado pela Jéssica Corvo)
Esta temática é sem dúvida muito importante pois, infelizmente, os números publicados no relatório da APAV  (Associação Portuguesa de apoio à Vítima) de 2011, são assustadores:


Agradecemos, mais uma vez, a disponibilidade da Ana Catarina Teixeira e Esmeralda Esteves.