segunda-feira, 1 de abril de 2013

A Ler o Mar: os descobrimentos portugueses


MAR PORTUGUÊS

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa  (Mensagem)

Sendo Portugal "um pequeno país à beira mar plantado", o mar sempre teve um grande papel na sua história e na sua economia. Foi pelo mar que Portugal dominou o mundo. Grandes reis e navegadores dos séculos XV e XVI, corajosamente, desbravaram mares "nunca dantes navegados", levaram a nossa língua e a nossa cultura até terras distantes e  desenharam, a pouco e pouco, o mapa geográfico de terras até aí desconhecidas .
Propomos-te uma viagem histórica até ao mundo dessa época de ouro do nosso país.

Uma das primeiras figuras históricas que iniciou a conquista/descoberta  de novas terras e se destacou para a posteridade foi o Infante D. Henrique.
Descobre mais sobre este grande navegador, lendo o 1º livro "À Conquista de Ceuta" da coleção " A Aventura dos Descobrimentos", disponibilizada em formato digital pelo Instituto Camões.
Clica na imagens para acederes ao sítio:







Para alargar os teus conhecimentos sobre as grandes viagens e descobertas dos portugueses, clica no barco, lê as informações e retira, em especial todas as informações relativas ao  infante D. Henrique, a Gil Eanes e a Bartolomeu Dias:




Depois da tua leitura, clica no mapa e realiza ainda outro questionário interactivo, de cultura geral, sobre a expansão portuguesa.


Descobre, agora,  neste filme, a reconstituição da viagem de Bartolomeu Dias, o primeiro navegador a passar o Cabo da Boa Esperança (dito das Tormentas, pelas suas violentas tempestades):


És capaz agora de escrever um pequeno texto sobre os feitos principais do  infante D. Henrique, de Gil Eanes e  de Bartolomeu Dias e do seu papel na expansão portuguesa?