quinta-feira, 22 de maio de 2014

Dia do Autor Português


Imagem: http://bibliotecaaco23.blogspot.pt/


  o Dia do Autor Português, comemora-se, no dia 22 de Maio, desde 1982. 
Vem visitar a nossa exposição de trabalhos e aproveita para  requisitar um livro. Aqui tens uma seleção:

Neste dia, aproveitamos para divulgar o prémio recebido pelo Luís no Concurso " Uma Aventura Literária 2014":


                     
         Crítica literária ao livro “Mataram o Rei” que o Luís (do 8º ano)  escreveu:

            Eu escolhi este livro porque me fez pensar que a vida, antigamente, na monarquia, era cruel: os ricos e nobres gastavam num dia o que podia sustentar vários pobres numa semana!
            Este livro despertou-me a atenção para um assunto que, ainda hoje, infelizmente, é de atualidade: a ganância e o amor sem limites pelo dinheiro. A personagem que ilustra esse flagelo da humanidade é o Toupeira que, pelo dinheiro, vendeu armas a países que estavam em guerra, aumentando assim a destruição e o número de mortos.
            Com este livro fiquei a saber mais sobre os costumes da nobreza: eram os pais que escolhiam os maridos para as suas filhas, sem ouvirem as suas opiniões. Felizmente, nesta história, tudo acabou bem: o pai acabou por ceder e dar a mão das filhas a quem elas queriam.
            Relativamente, ainda, ao contexto histórico, encontrei referências interessantes sobre a implementação da república e os Carbonários, um grupo de pessoas que queria “rebentar” com bombas tudo o que estava ligado à monarquia. Tomei consciências das dificuldades e da inquietação das pessoas que viveram nessa época e das discussões que ocorriam entre familiares a favor da monarquia ou da república. Geralmente, discordavam uns dos outros e falavam até altas horas sobre política.
            Em síntese, com este livro, fiquei a saber mais sobre uma época histórica do meu país que desconhecia.