domingo, 18 de maio de 2014

Dia Internacional dos Museus

Hoje, dia 18 de maio,
celebra-se o Dia Internacional dos Museus




A palavra “MUSEU” , de origem grega, significa “templo das musas”, e já era usado em Alexandria para designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências.
O primeiro museu público só foi criado, na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural.


Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza.
No Séc. XIX surgem muitos dos mais importantes museus em todo o mundo, a partir de coleções particulares que se tornam públicas: Museu do Prado (Espanha), Museu Mauritshuis (Holanda),etc.

Em Portugal, o MuseuNacional Soares dos Reis foi o primeiro museu. Aí podem ser admiradas entre outras obras de arte, esculturas de um dos melhores escultores portugueses de todos os tempos: Soares do Reis.  
Em Moncorvo, aproveita este dia para visitares de novo O Museu do Ferro e da Região de Moncorvo que , uma instituição museológica e cultural destinada a promover o conhecimento e a divulgação do património arqueológico e industrial do território, dos povoados e das comunidades que se formaram nas cercanias da serra do Reboredo e do Vale da Vilariça, com particular destaque para as atividades relacionadas com a exploração do Ferro.


Aproveita ainda para ires à Oficina Vinária para saberes mais sobre a tradição vinícola do nosso concelho e da região do Douro, contada através dos instrumentos utilizados no cultivo das vinhas e produção do vinho: as tesouras para podar as vinhas, as enxadas, o serrote para as cepas grossas, as panelas e malgas para servir o rancho, os cestos, os pulverizadores para a cura das vinhas, a máquina para pisar e esmagar uva, entre muitos outros objetos.

Finalmente, vai também ao Núcleo museológico dafotografia do Douro Superior do professor Arnaldo Silva e conhece a história da tua terra através da sua espantosa coleção de fotografias.
Aqui muito perto, há ainda um fantástico museu que vale a pena descobrir: O Museu do Côa
Podes ainda visitar virtualmente muitos museus em Portugal:



e ainda nos Estados Unidos

Vê ainda este filme sobre o museu Hermitage  (situado na Rússia):





 

Sem comentários:

Enviar um comentário