quarta-feira, 14 de maio de 2014

Pesquisa orientada na Web: A Caça ao Tesouro

O que é uma Caça ao Tesouro?

"A Caça ao Tesouro (CT) é uma atividade online proposta para ser resolvida através  da exploração de recursos existentes na Web. É uma forma de orientar o aluno na  procura da informação solicitada, uma vez que o bibliotecário/ professor coloca  questões, e sob cada questão são apresentados apontadores para websites, nos quais o aluno encontra a resposta pretendida. Este tipo de atividade fomenta a aprendizagem independente.
A CT tem uma estrutura simples: uma introdução, seguida de questões, sendo a última, a questão final, geralmente integradora do assunto explorado." (1)

(1) Carvalho, Ana Amélia- Aprender através dos recursos online [em linha]. Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares –Ministério da Educação e Ciência, 2013. p.9. [consultado em 14/05/2014]. Disponível em http://www.rbe.min-edu.pt/np4/file/973/bibliotecarbe4.pdf

Nota: Ver ainda, nas p.9 e 10,as  indicações para realizar uma  Caça ao Tesouro.

Sobre esta atividade de ensino aprendizagem, pode ainda ser consultado a tese de Raquel Cristina Pereira Costa (1). Neste estudo, para além da apresentação teórica da atividade e da exemplificação com vários tipos disponibilizados na web, a autora teve como principal objetivo a avaliação do impacto, no ensino aprendizagem, da Caça ao Tesouro elaborada e testada, na disciplina de Química do 9º ano.

Costa, Raquel Cristina Pereira- Caça ao Tesouro e pesquisa na web- uma actividade em ensino de química para o 9º ano {em linha]. Porto: Faculdade de ciências da Universidade do Porto, Junho de 2006. [ Consultado em 14/05/2014]. Disponível em http://nautilus.fis.uc.pt/cec/teses/raquelc/docs/tesecompleta.pdf

A Caça ao Tesouro elaborada e testada no estudo acima referido está disponível aqui:

Ver alguns exemplos elaborados pela equipa da biblioteca e publicados neste blogue com o tag  "Caça ao tesouro"

O Portal do Centro de Competências da Beira Interior disponibiliza muitas Caças ao Tesouros organizadas por ciclo e disciplina que podem ser utilizadas nas aulas. Clicar na imagem:










Sem comentários:

Enviar um comentário