terça-feira, 7 de outubro de 2014

Concurso Geração Euro


"O Banco de Portugal convida as escolas portuguesas a participarem na 4.ª edição do concurso Geração Euro, que decorre entre outubro de 2014 e abril de 2015. Promovido pelo Banco Central Europeu, este concurso, dirigido a todos os alunos do ensino secundário, pretende sensibilizar a primeira geração de europeus que cresceu com a moeda única para a importância da política monetária.


O concurso realiza-se a nível nacional e os participantes têm a possibilidade de ganhar prémios e de comparecer na cerimónia de entrega dos mesmos, que terá lugar no Banco Central Europeu em Frankfurt am Main, na Alemanha. 

Para participarem, os alunos devem: 
• Formar equipas de três a cinco elementos, com orientação de um professor; 
• Inscrever-se no sítio do concurso Geração Euro.

Alunos, pais e professores podem acompanhar as várias etapas do concurso na respetiva página do Facebook

Na primeira fase do concurso, que decorre entre outubro e novembro, os alunos respondem a um questionário online sobre a política monetária do euro. 

As equipas com melhores resultados serão convidadas a elaborar um ensaio sobre política monetária. 

Finalmente, as equipas com os melhores ensaios serão convidadas a apresentar oralmente a decisão e as conclusões do ensaio. 

Para orientarem os alunos ao longo das várias fases, os professores poderão consultar o Livro do Professor, disponível na “Secção do professor” do sítio do concurso.

Para concorrer, os interessados devem aceder à página do Concurso Geração EURO, onde podem encontrar toda a informação útil."
 
Fonte: Portal das escolas