Ter uma alimentação equilibrada é fundamental para ter uma boa saúde.
Consulta na tua Biblioteca os livros em destaque sobre essa temática. Para mais informações propomos o visionamente do filme seguinte:
No Dia Mundial da Alimentação, foi construida uma roda dos alimentos especial e durante os intervalos e hora do almoço foram projetados, no polivalente, filmes para promover uma alimentação saudável e prevenir as doenças associadas a uma má alimentação (obesidade e anorexia, em especial). Ao longo deste dia toda a comunidade teve ainda a oferta de peças de fruta. Na Biblioteca, destacaram-se ainda vários livros sobre alimentação.
Dia 16 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação.
É importante relembrar as regras básicas de uma alimentaçãosaudável: Devemos:
1. SEGUIR AS INDICAÇÕES E RESPEITAR AS PROPORÇÕES RECOMENDADAS NA RODA DOS ALIMENTOS
a) comer diariamente alimentos de todos os grupos da Roda dos Alimentos nas proporções indicadas pela Roda (mais alimentos dos grupos maiores e menos dos grupos menores);
b) variar o mais possível os alimentos dentro de cada grupo:
Exemplo 1 - Grupo dos alimentos ricos em glícidos: se comemos arroz ao almoço podemos escolher, por exemplo, massa ao jantar;
Exemplo 2 - Grupo dos frutos: se a sobremesa ao almoço foi banana, então ao jantar devemos escolher outra peça de fruta, como uma maçã. (Recomenda-se o consumo de pelo menos 3 peças de fruta por dia)
2. TOMAR SEMPRE O PEQUENO ALMOÇO -é a refeição mais importante do dia; 3. FAZER 5 A 6 REFEIÇÕES AO DIA- pequeno-almoço, merenda da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia. 4. COMER DE 3 EM 3 HORAS -o intervalo entre as refeições não deve ultrapassar este tempo. 5. NÃO COMER QUANTIDADES EXCESSIVAS DE ALIMENTOS NUMA SÓ REFEIÇÃO. 6. COMER DEVAGAR E MASTIGAR BEM OS ALIMENTOS. 7. EVITAR O CONSUMO DE DOCES E REFRIGERANTES - a água é a bebida que deve acompanhar as refeições. Os alimentos ricos em açúcar provocam obesidade e são responsáveis por doenças como cárie dentária ou diabetes.
8. EVITAR OS FRITOS e SUBSTITUÍ-LOS POR COZIDOS, GRELHADOS OU ESTUFADOS COM POUCA GORDURA. 9. EVITAR O CONSUMO DE SAL EM EXCESSO- o sal provoca hipertensão arterial (tensão alta) e é responsável por doenças do estômago.
Filme sobre alimentação elaborado por um grupo de alunos do 9º ano da escola E. B. 2, 3 de Vila Caiz, no âmbito da comemoração do "Dia Mundial da Alimentação":
No blogue da professora Ana Teixeira, podemos encontrar o seguinte esquema que resume as principais informações relacionadas com alimentação:
Para saber mais sobre alimentação, nutrientes, carências alimentares e doenças associadas, vê também os 30 jogos interativos propostos no blogue dessa professora: Clica aqui
Para os mais pequeninos, ver também os livros interativos do PNL: Onde meto o meu nariz
Podes ainda ler/consultar a revista do programa Ler Saúde. Ler Saúde é um projeto do programa Ser Saúde que em 2012 se dedica a 2 determinantes de saúde. Podem ler sobre temas relacionados com a alimentação numa revista interativa, com um design leve e apelativo. Eis o índice:
- Tenho fome! Quero tudo em XL
- Como gerir as guloseimas?
- Energia para o cérebro: Liga-te!
- Quando o conhecimento não chega…
- Guimarães e Vizela: Boas práticas!
- Fomos para a rua… Design, fotografia, arte e paginação eletrónica: Serafim Mendes
Para visualizar uma versão da revista interativa que pode ser impressa clica aqui