terça-feira, 5 de novembro de 2013

Concurso: 7 dias, 7 dicas sobre os media



"Decorre até 6 de março de 2014 a segunda edição do concurso "7 dias, 7 dicas sobre os media", uma iniciativa do Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que se integra na Operação 7 Dias com os Media, um projeto nacional destinado à sensibilização dos cidadãos para o papel e lugar que os media tradicionais e de nova geração ocupam no seu quotidiano. Podem participar alunos dos Ensinos Básico e Secundário.

O concurso tem como principais objetivos continuar a fomentar o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor, bem como estimular a colaboração entre professores e alunos, no âmbito da Educação para os Media.

Destina-se a alunos de escolas públicas e privadas, agrupados em duas grandes categorias:

- 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico;
- 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Esta segunda edição, embora mantendo a matriz essencial da anterior, introduz algumas novidades: alarga ao público sénior o universo dos destinatários das dicas produzidas pelos alunos concorrentes e torna mais explícito o tema da segurança nos telemóveis e nas redes sociais, pretendendo reforçar a ligação entre as diferentes gerações e incentivar o acompanhamento da evolução tecnológica.

A participação no concurso realiza-se através da produção e apresentação de Sete Dicas (alertas, recomendações e conselhos) em formatos diversos (áudio, vídeo, apresentação eletrónica ou cartaz), fixando-se em 16 de março a data limite para o professor bibliotecário enviar o trabalho selecionado na escola / no agrupamento, em cada uma das categorias.

Os temas base para a produção das Dicas são:

- O uso dos media na sala de aula e na biblioteca;
- A segurança nos telemóveis e nas redes sociais;
- Como evitar o plágio.

Os alunos autores dos trabalhos vencedores em cada categoria (num máximo de três por cada trabalho) vão ser distinguidos individualmente com tablets e os professores orientadores recebem um pacote de materiais pedagógicos para a promoção da literacia para os media junto dos seus alunos.

Para mais informações, aceder ao sítio da Direção-Geral da Educação e à página oficial da iniciativa."


Sem comentários:

Enviar um comentário