quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Projeto: Legados de leitura



O Projeto “Ler+ jovem” é um projeto nacional que desafia  as escolas a “procurarem estratégias que reaproximem os jovens do ensino secundário da leitura e ajudem o público adulto a (re)descobrir o prazer de ler. Pretende-se, resumidamente, que os professores preparem e orientem alunos que façam promoção de leitura junto das comunidades locais, envolvendo-se eles próprios com a leitura.”

Nota:
O projeto, cuja descrição segue, foi um dos projetos selecionados a nível nacional e beneficiou de um apoio financeiro.

Designação
Legados de leitura

Implementação
2015/2017

Descrição
Este projeto pretende criar práticas de partilha de leituras, em vários suportes, entre os jovens das turmas do 10º ano do ensino secundário e os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo. Para além de competências a nível da literacia digital, da leitura e dos media, este projeto visa também partilhar afetos e desenvolver o espirito de solidariedade social. Ao longo do mesmo, serão feitas e divulgadas as partilhas de leitura, realizadas pelos alunos e pelos seniores, em produtos multimédia elaborados pelos alunos com o apoio da biblioteca escolar.

Fundamentação
Indique três razões que fundamentem a importância do projeto no contexto do seu agrupamento/ da sua escola e da comunidade em que este/ esta se insere:
- Distanciamento da leitura e fraco envolvimento em ações solidárias que visam a partilha de leituras, afetos e experiência de vida, por parte dos alunos do ensino secundário;
- Existência de um projeto no Agrupamento com forte cariz social, o projeto AJUDAR cujas áreas de intervenção se pretende alargar;
- O Agrupamento integra a rede de AE/ ENA do Plano Nacional de Cinema, considerando-se que a ligação entre os dois projetos seria uma mais-valia para o envolvimento dos alunos e da comunidade.

Objetivos
-Melhorar os hábitos de leitura dos alunos do E. Secundário e dos seniores do concelho;
-Elaborar produtos média/ multimédia (e-books, documentários, blogue e redes sociais) que permitam a divulgação e preservação do património oral recolhido junto dos adultos seniores, assim como as experiências realizadas;
-Incrementar os conhecimentos/ capacidades ao nível das literacias da leitura, dos media e digital dos jovens e seniores envolvidos no projeto.

Público alvo
- As duas turmas do ensino regular do 10º ano: 10ºACT e 10º CTLH;
- Os seniores do lar da Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo.

Ações a desenvolver
- Apresentação do projeto ao AE e à comunidade;
- Assinatura de um protocolo com o Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia;
- Diagnóstico dos hábitos e preferências de leitura dos jovens e seniores envolvidos no projeto (com inquéritos e entrevistas);
- Criação de documentos para recolha do património oral e de Direitos de Cedência de imagem;
- Seleção/preparação da leitura de textos com a equipa da biblioteca e os professores de português/literatura portuguesa de cada turma);
- Idas semanais dos grupos envolvidos para sessões de leituras e recolha de lendas e tradições;
- Elaboração e publicação nas redes sociais do projeto de relatos das leituras/partilhas realizadas;
- Tratamento das recolhas feitas do património oral (quer nas sessões no lar quer junto da população sénior das aldeias dos alunos intervenientes);
- Workshop com um realizador de documentários;
- Realização de e-books, pequenos vídeos, um banco de gravações sonoras e um documentário final sobre o projeto;
- Publicação dos produtos elaborados no blogue e nas páginas de rede social do projeto, da Biblioteca e do Agrupamento;
- Preparação, com o apoio do Clube de Teatro do Agrupamento, de uma pequena dramatização a apresentar aos idosos, na Festa de Natal e na Semana da Leitura;
- Apresentação dos produtos elaborados à comunidade (e, em especial, aos seniores envolvidos), ao longo do projeto , no Mês das Bibliotecas Escolares e na Semana da Leitura;
- Avaliação do projeto (avaliação na disciplina português dos trabalhos realizados, elaboração de uma síntese a inserir nas atas dos conselhos de turma, monitorização- no final de cada período- com o preenchimento da ficha de avaliação de projetos a enviar para a direção, avaliação intermédia e final)
- Divulgação dos impactos do projeto.

Calendário
1º ano (2015/2016):
- Apresentação do projeto ao AE e à comunidade;
- Diagnóstico dos hábitos e preferências de leitura dos jovens e seniores envolvidos no projeto;
- Assinatura do protocolo com o Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia;
- Planificação das atividades a desenvolver;
- Preparação das sessões de leitura na sala de aula;
- Criação dos documentos necessários;
- Todas as semanas, elaboração e publicação de relatos das leituras/partilhas realizadas;
- Elaboração, com o apoio da Biblioteca Escolar, dos produtos;
- Apresentação de uma pequena peça/leituras, na Festa de Natal e na Semana da Leitura.
- No final do cada período: monitorização do projeto com o preenchimento da Ficha de avaliação de projetos em vigor no Agrupamento;
- No fim do 1º ano: avaliação intermédia.

No 2º ano (2016/2017):
- Continuação das partilhas de leituras;
- Apresentação dos produtos elaborados à comunidade
- Avaliação final do projeto;
- Apresentação dos resultados e impactos do projeto, no conselho pedagógico e na página oficial do agrupamento.

Coordenadora do projeto:
Teresa Fernandes

Equipas dinamizadoras (no 1º ano):
Turma:10º CTLH
Grupo de intervenção 1:
Rúben Moita
Pedro Cascais
Rafael Batista
Alexandra Miranda
Carlos Silva
Joana Ferreira
Professor coordenador: Paulo Fonseca

Turma:10º ACT
Grupo de intervenção 2:
Carolina Almeida
Diana Fonseca
Ana Mateus
Sofia Rodrigues
Bárbara Branquinho
Professor coordenador: Olinda Braz

Grupo de intervenção 3:
Francisco Pinto
Pedro Braz
Diogo Braz
Rafael Martins
Rúben Freire
Professor coordenador: Delfina Afonso

Grupo de intervenção 4:
Rui Teixeira
Liana Cascais
Flávio Silva
Cristiano Pinto
Leonardo Barros
Professor coordenador: Teresa Fernandes

Parcerias
Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo
Câmara Municipal de Torre de Moncorvo

Orçamento
- 500 euros para equipamentos ( 4 tabletes);
- 500 euros para aquisição de livros;
- 100 euros para consumíveis e formação

  O projeto nas redes sociais:
Grupo Legados de Leitura, disponível em  https://www.facebook.com/groups/1734731773476886/