O Projeto “Ler+ jovem” é um
projeto nacional que desafia as escolas
a “procurarem estratégias que reaproximem os jovens do ensino secundário da
leitura e ajudem o público adulto a (re)descobrir o prazer de ler. Pretende-se,
resumidamente, que os professores preparem e orientem alunos que façam promoção
de leitura junto das comunidades locais, envolvendo-se eles próprios com a
leitura.”
Nota:
O projeto, cuja descrição segue, foi
um dos projetos selecionados a nível nacional e beneficiou de um apoio
financeiro.
Designação
Legados de leitura
Implementação
2015/2017
Descrição
Este projeto pretende criar
práticas de partilha de leituras, em vários suportes, entre os jovens das
turmas do 10º ano do ensino secundário e os idosos da Santa Casa da
Misericórdia de Torre de Moncorvo. Para além de competências a nível da
literacia digital, da leitura e dos media, este projeto visa também partilhar
afetos e desenvolver o espirito de solidariedade social. Ao longo do mesmo,
serão feitas e divulgadas as partilhas de leitura, realizadas pelos alunos e
pelos seniores, em produtos multimédia elaborados pelos alunos com o apoio da
biblioteca escolar.
Fundamentação
Indique três razões que fundamentem a importância do projeto no
contexto do seu agrupamento/ da sua escola e da comunidade em que este/ esta se
insere:
- Distanciamento da leitura e
fraco envolvimento em ações solidárias que visam a partilha de leituras, afetos
e experiência de vida, por parte dos alunos do ensino secundário;
- Existência de um projeto no
Agrupamento com forte cariz social, o projeto AJUDAR cujas áreas de intervenção
se pretende alargar;
- O Agrupamento integra a rede de
AE/ ENA do Plano Nacional de Cinema, considerando-se que a ligação entre os
dois projetos seria uma mais-valia para o envolvimento dos alunos e da
comunidade.
Objetivos
-Melhorar os hábitos de leitura
dos alunos do E. Secundário e dos seniores do concelho;
-Elaborar produtos média/ multimédia
(e-books, documentários, blogue e redes sociais) que permitam a divulgação e
preservação do património oral recolhido junto dos adultos seniores, assim como
as experiências realizadas;
-Incrementar os conhecimentos/
capacidades ao nível das literacias da leitura, dos media e digital dos jovens
e seniores envolvidos no projeto.
Público alvo
- As duas turmas do ensino
regular do 10º ano: 10ºACT e 10º CTLH;
- Os seniores do lar da Santa
Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo.
Ações a desenvolver
- Apresentação do projeto ao AE e
à comunidade;
- Assinatura de um protocolo com
o Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia;
- Diagnóstico dos hábitos e
preferências de leitura dos jovens e seniores envolvidos no projeto (com
inquéritos e entrevistas);
- Criação de documentos para
recolha do património oral e de Direitos de Cedência de imagem;
- Seleção/preparação da leitura
de textos com a equipa da biblioteca e os professores de português/literatura
portuguesa de cada turma);
- Idas semanais dos grupos
envolvidos para sessões de leituras e recolha de lendas e tradições;
- Elaboração e publicação nas
redes sociais do projeto de relatos das leituras/partilhas realizadas;
- Tratamento das recolhas feitas
do património oral (quer nas sessões no lar quer junto da população sénior das
aldeias dos alunos intervenientes);
- Workshop com um realizador de
documentários;
- Realização de e-books, pequenos
vídeos, um banco de gravações sonoras e um documentário final sobre o projeto;
- Publicação dos produtos
elaborados no blogue e nas páginas de rede social do projeto, da Biblioteca e
do Agrupamento;
- Preparação, com o apoio do
Clube de Teatro do Agrupamento, de uma pequena dramatização a apresentar aos
idosos, na Festa de Natal e na Semana da Leitura;
- Apresentação dos produtos
elaborados à comunidade (e, em especial, aos seniores envolvidos), ao longo do
projeto , no Mês das Bibliotecas Escolares e na Semana da Leitura;
- Avaliação do projeto (avaliação
na disciplina português dos trabalhos realizados, elaboração de uma síntese a
inserir nas atas dos conselhos de turma, monitorização- no final de cada
período- com o preenchimento da ficha de avaliação de projetos a enviar para a
direção, avaliação intermédia e final)
- Divulgação dos impactos do
projeto.
Calendário
1º ano (2015/2016):
- Apresentação do projeto ao AE e
à comunidade;
- Diagnóstico dos hábitos e
preferências de leitura dos jovens e seniores envolvidos no projeto;
- Assinatura do protocolo com o
Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia;
- Planificação das atividades a
desenvolver;
- Preparação das sessões de
leitura na sala de aula;
- Criação dos documentos
necessários;
- Todas as semanas, elaboração e
publicação de relatos das leituras/partilhas realizadas;
- Elaboração, com o apoio da
Biblioteca Escolar, dos produtos;
- Apresentação de uma pequena
peça/leituras, na Festa de Natal e na Semana da Leitura.
- No final do cada período:
monitorização do projeto com o preenchimento da Ficha de avaliação de projetos
em vigor no Agrupamento;
- No fim do 1º ano: avaliação
intermédia.
No 2º ano (2016/2017):
- Continuação das partilhas de
leituras;
- Apresentação dos produtos
elaborados à comunidade
- Avaliação final do projeto;
- Apresentação dos resultados e
impactos do projeto, no conselho pedagógico e na página oficial do agrupamento.
Coordenadora do projeto:
Teresa Fernandes
Equipas dinamizadoras (no 1º ano):
Turma:10º CTLH
Grupo de intervenção 1:
Rúben Moita
Pedro Cascais
Rafael Batista
Alexandra Miranda
Carlos Silva
Joana Ferreira
Professor coordenador: Paulo
Fonseca
Turma:10º ACT
Grupo de intervenção 2:
Carolina Almeida
Diana Fonseca
Ana Mateus
Sofia Rodrigues
Bárbara Branquinho
Professor coordenador: Olinda
Braz
Grupo de intervenção 3:
Francisco Pinto
Pedro Braz
Diogo Braz
Rafael Martins
Rúben Freire
Professor coordenador: Delfina
Afonso
Grupo de intervenção 4:
Rui Teixeira
Liana Cascais
Flávio Silva
Cristiano Pinto
Leonardo Barros
Professor coordenador: Teresa
Fernandes
Parcerias
Centro de Dia da Santa Casa da
Misericórdia de Torre de Moncorvo
Câmara Municipal de Torre de
Moncorvo
Orçamento
- 500 euros para equipamentos ( 4
tabletes);
- 500 euros para aquisição de livros;
- 100 euros para consumíveis e
formação
O projeto nas redes sociais:
Grupo
Legados de Leitura, disponível em https://www.facebook.com/groups/1734731773476886/