terça-feira, 31 de maio de 2022

Dia Mundial sem Tabaco 2022

 

"O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado pelos Estados-membros da OMS em 1987 e é comemorado todos os anos em 31 de maio. O objectivo da data é aumentar a consciencialização sobre os efeitos prejudiciais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo, e desencorajar o uso do tabaco em qualquer uma de suas formas. O tema deste ano é "Tabaco e saúde pulmonar". A campanha destaca os efeitos negativos que o tabaco exerce sobre a saúde dos pulmões, desde cancro até as doenças respiratórias crónicas, bem como a importância crítica dos pulmões para a saúde e o bem-estar."

Fonte da informação: https://www.fundacaoportuguesadopulmao.org/destaques/conteudos/dia-mundial-sem-tabaco-366-pt/


No âmbito do projeto  "Tu Podes: Escreve, Previne, Informa!"  do Departamento de Educação para a Saúde do Núcleo Regional do Norte da LPCC - NRN,  a que o nosso agrupamento aderiu, os alunos do 9.ºB foram desafiados pela Biblioteca Escolar a escrever um texto ou a realizar trabalhos (vídeos, Banda desenhada, ...) que dessem continuidade ao parágrafo enviado pela Liga: 

“O João e a Luísa, dois irmãos gémeos, foram desafiados pelos pais a organizarem o escritório lá de casa. Apesar de não estarem muito entusiasmados, a verdade é que o escritório se revelou uma autêntica caverna de Ali Baba cheia de tesouros por descobrir : livros de banda desenhada, fotografias de família, revistas antigas e até folhetos e exames médicos....

Ao verem muitos dessas coisas perceberam algo que até ao momento nunca lhes tinha passado pela cabeça : os pais tinham crescido num mundo em que o tabaco estava constantemente presente.”


Aqui ficam dois dos trabalhos realizados ao longo do 2.º período na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento:


I- um vídeo realizado com a ferramenta renderforest: 

Ver aqui:

https://www.renderforest.com/watch-57445520?queue_id=55891910

Trabalho elaborado pelo André P., Matilde D. e Joana F.


II- Uma peça de teatro:


Cena 1:  No hall de entrada da casa dos gémeos

“João, Luísa venham aqui em baixo por favor.” - disse o pai do lado de baixo das escadas, no hall de entrada .

“Estamos a ir.” - disseram os dois em uníssono enquanto saiam de seus quartos em  direção às escadas, onde os pais se encontravam.

“Meninos, eu e o vosso pai estivemos a conversar, e temos um desafio para vocês os dois.” - disse a mãe alegre e com um sorriso esboçado no rosto.

“Qual desafio mamã ?” - perguntou o João muito curioso e com um sorriso muito bonito.

“Então, o desafio é vocês limparem o escritório.” - disse o pai, sabendo que eles iriam recusar, afinal, quem é que quer passar o dia todo a limpar um escritório, não é verdade ? Ainda por cima um escritório com caixas de papéis por todos os cantos.

“Mas, ó pai, o escritório está cheio de caixas e papéis e revistas por todo o lado, se nós o limparmos não acabamos nem na páscoa. “- disse a Luísa aborrecida com a ideia de limpar o escritório.

“João, Luísa, não podeis tirar conclusões precipitadas. E eu tenho a certeza absoluta, de que podem encontrar lá coisas muito interessantes, como revistas, bandas desenhadas, jornais e livros que podem despertar o vosso interesse. “- disse a mãe animada, com a esperança que os filhos aceitassem.

“Ok, eu alinho, mas se eu não encontrar lá nada que não tenha a ver com banda desenhada, eu vou embora.” - disse o João .

“Eu também alinho, mas em vez de bandas desenhadas, eu prefiro princesas e histórias de contos de fadas.” - disse a Luísa.

“Oh Luísa! Toda a gente sabe que princesas e contos de fadas são para bebês.” - disse o João para irritar a irmã.

“Princesas e contos de fadas não são para bebês, são para meninas grandes. E Ninguém, além dos palermas, gosta de banda desenhada.” - disse a Luísa para se defender  dos comentários sem graça do irmão.

“Chega de discutir. Por favor meninos, dai-vos bem! Vocês são irmãos, pelo amor  de Deus!” - disse a mãe, na tentativa de separar os dois irmãos.

“Ok mãe. Tens razão, nós somos irmãos e temos de nos dar bem. Desculpa Luísa, eu nunca deveria ter dito que és um bebê. “- afirmou o João arrependido.

“Desculpa também mano, só porque eu não gosto de banda desenhada, não significa que eu tenha de dizer e falar mal de quem gosta.” - afirmou a Luísa arrependida também.


Cena 2: No escritório

“Eu não acredito que nós aceitamos limpar o escritório! Isto está cheio de papéis e jornais velhos por toda a parte! “- exclamou Luísa incrédula com a quantidade de  papéis que havia no escritório.

“Então é melhor começarmos, porque, se não o fizermos já, não saímos daqui nem na páscoa!” - disse o João a resmungar.

“Tens razão! Tu começas perto do sofá e eu começo ao pé da secretária do pai.” - respondeu Maria com pouca vontade.


Meia hora depois

Depois de meia hora a limpar, os dois irmãos já estavam cansados de tanto limpar. Mas eles sabiam que no final ia valer a pena e o resultado seria incrível. O escritório nem parecia o mesmo, eles queriam que os pais ficassem espantados.

“Já não aguento mais. Limpar é uma seca, porque é que não temos empregados seria muito mais fácil!!!”. - disse o João enquanto se atirava para o sofá.

“Não sejas assim, João! Não podemos desistir agora, já limpamos quase tudo, mas concordo com a tua ideia das empregadas. No entanto com empregada ou sem empregada já limpamos o escritório quase todo, o que falta para acabar é aquela caixa ali no chão. “ -respondeu a Luísa apontando para a caixa que estava perto da janela.

“Ok! Vamos abrir e ver o que há lá dentro, separamos os documentos  importantes e o resto deitamos para a reciclagem...e  depois vamos para a sala ver um filme!”- argumentou o João, caminhando até á secretária do pai para pegar numa tesoura para cortar a fita-cola da caixa.

Depois de conseguir abrir a caixa, os dois irmãos arregalaram os olhos. Eles viram a capa de uma revista com uma criança a fazer publicidade aos cigarros Marlboro. Os irmãos ficaram chocados com aquilo, porque até ao momento eles nunca tinham  visto nada parecido em nenhum lado.

Momentos depois :

“João, olha o que encontrei!” - disse a Luísa chocada com o que descobriu no computador do seu pai.

“O que foi?” - perguntou o João.

“Eu descobri que, antigamente, as crianças e até médicos apareciam na propaganda publicitária das marcas de cigarros.” - diz a Luísa espantada.

“Mas como assim? “ - perguntou o João estupefacto.

“ Era muito comum, nos anos 50, as crianças e os médicos aparecerem em anúncios publicitários para o tabaco. Não havia nenhuma lei que impedisse a publicidade para o tabaco. Fumar um cigarro era sinónimo de ascensão profissional e de sucesso!

Abaixo, um modelo americano dos anúncios.

“Mesmo as crianças sabiam o quanto a mãe precisava de seus cigarros! Os anúncios publicitários passavam a ideia que um cigarro ajudava as mães a acalmar e era ótimo quando se estava com muito stress ou quando se precisava de um pouco de apoio.” - leu a Luísa.

“Se antigamente se fazia propaganda publicitária para as pessoas fumarem, então porque é que já não se faz mais?” - perguntou o João curioso.

“ A Convenção Quadro da Organização Mundial de Saúde para o Controlo do Tabaco, adotada em Genebra, pela 56.ª Assembleia Mundial de Saúde, em 21 de Maio de 2003 e aprovada, em Portugal, pelo Decreto n.º 25-A/2005, de 8 de Novembro, estabeleceu, entre outras medidas, que não se podia fazer propaganda para o tabaco. Essa convenção visou salvar vidas e fazer diminuir o número de pessoas que sofrem de doenças relacionadas com o tabagismo. E, hoje, com os trabalhos que fazemos na escola, todos sabemos que os cigarros têm mais de 70 componentes cancerígeno  que, a curto ou longo prazo, matam ou provocam graves problemas de saúde! Mais tarde, a  Lei n.º 37/2007, de 14 de agosto, aprovou ainda normas para a proteção dos cidadãos da exposição involuntária ao fumo do tabaco e medidas de redução da procura relacionadas com a dependência e a cessação do seu consumo.” - disse a Luísa ao irmão.

“Ok! Entendi! Agora vamos por esta caixa no armário e vamos ver o filme.” - disse o  João.


Trabalho realizado por : Lara A. (N.º5)  e Matilde T.  (N.º8)


Veja ainda outras informações sobre o Dia Mundial sem Tabaco aqui:

https://www.who.int/campaigns/world-no-tobacco-day/2022