terça-feira, 24 de março de 2020

Como fazer um podcast

Agora que temos de trabalhar/estudar  em casa e que os professores  estão a solicitar o envio de gravações áudio (Podcast) das apresentações orais (sobre leitura de obras ou outras) aqui ficam algumas recomendações:

O que fazer antes:
  • Fazer um breve roteiro. Esboçar o caminho que pretende seguir. Não é necessário criar uma estrutura rígida com todos os detalhes previstos porque pode perder simpatia e naturalidade. O roteiro serve para não esquecer o que vai dizer e, ao mesmo tempo, contribui para eliminar os períodos de silêncio e os momentos de indecisão.
  • Preparar o material em papel, ler em voz alta para conferir a pontuação correta, já que a falta de vírgulas e pontos ou uma leitura demasiado rápida poderá levar o ouvinte a interpretações distintas do objectivo proposto.
  • Realizar a leitura do texto com boa entoação, tentando fazer um discurso como se estivesse a manter diálogo com o ouvinte.
  • Cronometrar o tempo de leitura total antes da gravação, para respeitares a duração pedida 
Como fazer a gravação:
  • Realizar a gravação longe de fontes de ruídos.
  • Manter uma distância média (nem muito próximo, nem muito distante) do microfone para não prejudicar a qualidade da gravação. 
Fonte:
Coutinho, C. P. e Bottentuit Junior, J. B. (2008)
(adaptação, os dados em itálico são acrescentos meus)


Que ferramentas utilizar:

- A maioria dos telemóveis têm APPs para gravar vozes.  Se não tiverem, devem instalar uma das várias versões gratuitas compatíveis com os vossos sistemas (não se esqueçam de dar um nome ao vosso ficheiro! Ver mais abaixo)
- Se o vosso telemóvel não permitir a gravação e se tiverem computador, podem usar o programa Audacity (um software gratuito que permite a gravação e a edição de ficheiros áudio)

Principais funções do programa:



Este programa permite misturar uma gravação voz (leitura ou outra) com música.
O ficheiro de música terá que estar guardado no computador. Clicar no separador ficheiro, depois importar e áudio ( a seguir escolher o ficheiro guardado),



Ver aqui um tutorial aqui para aprender a utilizar essa ferramenta 

Importante : neste tutorial falta a parte da gravação do trabalho. Ver aqui:

    1- Não se esqueçam de gravar o projeto  (o projeto é um ficheiro que pode ser reaberto e modificado sempre que precisarem). IMPORTANTE: o projeto não é o ficheiro áudio!

    2- Para obter o ficheiro (o que vão enviar ao vosso professor), no separador  ficheiro, clicar em exportar (MP3 ou outro), escolher a pasta onde querem guardar e dar um nome (convém guardar com o vosso nome  e o tipo de trabalho para o vosso professor saber de quem são os ficheiros recebidos e o tipo- É importante quando se recebe 30 ou mais ficheiros!) ex: Joana10C_Apresentação de leitura1





Ver aqui outro tutorial.