segunda-feira, 26 de outubro de 2020

MIBE 2020: Dia da Biblioteca Escolar

 

O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado na quarta segunda feira do mês de outubro, tendo sido comemorada pela primeira vez em outubro de 1999.

Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura.

Tradicionalmente, neste dia, celebramos a leitura numa festa que junta os nossos alunos e as suas famílias, entregando os certificados de "Famílias Leitoras" a todas as famílias da educação pré-escolar que colaboraram na promoção da leitura (requisições de livros e  Hora do Conto feitas pela famílias na Biblioteca Escolar),  os Diplomas e prémios aos Melhores Leitores e outros Diplomas dos finalistas dos projetos dinamizados pela Biblioteca Escolar, em colaboração com os Departamentos de Línguas e do 1.º ciclo ( Concurso Nacional de Leitura e Literacia 3Di). Este ano, devido à pandemia e às restrições impostas, não se realizou a festa, mas já entregamos os Diplomas e prémios aos respetivos alunos.

É certa que a pandemia impõe limitações, mas também traz outras oportunidades de inovação.

Assim, realizou-se hoje a primeira sessão do novo projeto da biblioteca: A quinta da Biblioteca

Na última quinta de cada mês, vamos dinamizar uma sessão online, por videoconferência, destinada aos encarregados de educação. Esta primeira (realizada numa segunda por ser um dia especial!) destinou-se aos Encarregados de Educação das crianças do pré-escolar.

Divulgou-se o projeto " Ler+ nos J@rdins" que visa promover a participação da família na realização de Horas do Conto digitais, na partilha de ilustrações das crianças ou de sugestões de colaboração. Explicou-se como gravar áudios ou vídeos de leitura no Padlet do projeto, fizeram-se pequenas experiências...e ficamos com a convicção que vamos ter boas Horas do Conto realizadas pelas famílias. 

Nesta primeira reunião, estiveram 7 encarregados de Educação, havia muitos mais interessados que não conseguiram participar no horário escolhido e será agendada outra sessão a um horário mais conveniente.

Fica o registo do final, depois da saída de um pai:



As próximas sessões irão abordar outras temáticas (tais como a segurança online, a utilização da plataforma TEAMS do agrupamento, etc). Estamos a aguardar as vossas sugestões (que podem ficar nos comentários ou ser enviadas para o correio eletrónico da Biblioteca: biblioramiro2012@gmail.com).

Boas leituras a todos...e viva a Biblioteca Escolar!