Ver o vídeo com o reconto da história escrita pela Luísa Ducla Soares, autora que este ano festeja os seus 50 anos de atividade literária, feito pelos alunos do 4.º ano da E.B.1. N.º 2 de Alcácer do Sal
Proposta de exploração:
Estudo do meio:
- Identificar os vários animais da história
- Falar da diversidade de animais ovíparos
- Fazer uma pesquisa, em grupo, para realizar o BI de cada animal
- Situar num globo o habitat de alguns animais específicos (avestruz, crocodilo)
- Pesquisar e guardar imagens dos animais
- Pesquisar os sons emitidos por cada animal
Matemática:
- Comparar e ordenar os animais de acordo com diferentes grandezas (comprimento e massa)
- Comparar e ordenar os animais de acordo com diferentes grandezas (comprimento e massa)
Português:
- Apresentar oralmente o seu animal:
descrever os animais (asas, bico, olhos, crista, patas, (...), falar sobre o modo de locomoção, o seu habitat,a sua alimentação, a forma como se reproduzem,...
- Explorar o campo lexical relativo às aves (capoeira, ovo, ninho, pinto, penugem, ninhada, chocar, etc.).
- Imaginar e gravar a descrição da família feita por cada um dos animais
- Fazer a leitura expressiva do livro da autora
- Explorar o campo lexical relativo às aves (capoeira, ovo, ninho, pinto, penugem, ninhada, chocar, etc.).
- Imaginar e gravar a descrição da família feita por cada um dos animais
- Fazer a leitura expressiva do livro da autora
Expressões Plástica:
- Construção dos animais com pasta de papel respeitando a escala
Cidadania (Multiculturalidade e Ambiente/Biodiversidade)
- Identificar as ideias principais desta história (Saber aceitar as diferenças, Reconhecer a importância da diversidade, Ser solidário, Saber partilhar, Saber colaborar)- Saber respeitar e preservar a biodiversidade
Projeto de turma:
- Construção de um álbum digital com as imagens dos animais, respetivos B.I ( em formato áudio ou escrito), os sons emitidos por cada um, a fotografia de família ( dos animais criados em pasta de papel), as gravações das descrições da família