sexta-feira, 12 de junho de 2020

Projeto de leitura para trabalhar a Diversidade Cultural com as crianças

Aqui fica uma proposta para trabalhar os conceitos de amizade, solidariedade e diversidade cultural, trabalhando as aprendizagens essenciais de várias disciplinas e as áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Ver o vídeo com o reconto da história escrita pela Luísa  Ducla Soares, autora que este ano festeja os seus 50 anos de atividade literária, feito pelos alunos  do 4.º ano da E.B.1. N.º 2 de Alcácer do Sal




Proposta de exploração:

Estudo do meio:
- Identificar os vários animais da história
- Falar da diversidade de animais  ovíparos
- Fazer  uma pesquisa, em grupo, para realizar o BI de cada animal
- Situar num globo o habitat de alguns animais específicos (avestruz, crocodilo)
- Pesquisar e guardar imagens dos animais
- Pesquisar os sons emitidos por cada animal 
Matemática:
- Comparar e ordenar os animais de acordo com diferentes grandezas (comprimento e  massa)
Português:
- Apresentar oralmente o seu animal: 
  descrever os animais (asas, bico, olhos, crista, patas, (...), falar sobre o modo de locomoção,  o seu habitat,a sua alimentação, a forma como se reproduzem,...
- Explorar o campo lexical  relativo às aves (capoeira, ovo, ninho, pinto, penugem, ninhada, chocar, etc.).
-  Imaginar e gravar a descrição da família feita por cada um dos animais
-  Fazer a leitura expressiva do livro da autora

Expressões Plástica: 
- Construção dos  animais com pasta de papel respeitando a escala

Cidadania (Multiculturalidade e Ambiente/Biodiversidade)
- Identificar as ideias principais desta história (Saber aceitar as diferenças, Reconhecer a importância da diversidade, Ser solidário, Saber partilhar, Saber colaborar)
- Saber respeitar e preservar a biodiversidade

Projeto de turma:
- Construção de um álbum digital  com as imagens  dos animais,  respetivos B.I ( em formato áudio ou escrito),  os sons emitidos por cada um, a fotografia de família ( dos animais criados em pasta de papel), as gravações das descrições da família