terça-feira, 9 de junho de 2020

Assim nasceu Portugal

No dia 10 de junho, comemoramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Este dia relembra a data de 10 de Junho de 1580, o dia  da morte de Camões um dos maiores poetas portugueses.
Para celebrar este dia, vamos relembrar a história da fundação do nosso país com esta cantiga da cantora Maria de Vasconcelos " E Nasceu Portugal" :





Sabes, agora, responder a estas perguntas?

- Como se chamava o rei de Castela e Leão?
- Como se chamavam os nobres franceses que vieram da Borgonha (França) para ajudar a combater os muçulmanos?
- Este rei ofereceu um condado a cada um para lhes agradecer a ajuda. Como se chamava o condado oferecido ao nobre que iria ser o pai do nosso primeiro rei?
- Como se chamava a mãe de D. Afonso Henriques?
- D. Afonso Henriques travou uma batalha contra a sua mãe (castelhana) que ditou a derrota e as pretensões desta. Onde se travou essa batalha?
- Qual era a cidade mais próxima desse local e que se tornou a cidade berço de Portugal?
- Em que ano foi assinado o tratado que pôs fim a essa guerra e que é considerado a declaração de independência de Portugal e o início da dinastia afonsina?
- Qual é o nome desse tratado?


Vê agora o significado das cores  e dos elementos da nossa bandeira:



Sabias que a bandeira da República Portuguesa assumiu as cores atuais após a implementação da República em 5 de Outubro de 1910? Substituiu a bandeira azul e branca da monarquia e herdou as cores dos estandartes revolucionários do século XIX.

Se quiseres saber mais sobre a nossa bandeira consulta este site.

Desafio de hoje:
Desenhar ou recriar com elementos variados (tecidos, cartão, flores, ....) a bandeira do nosso país e pedir aos pais para colocar a fotografia no Facebook deles. Aceitas?