terça-feira, 2 de junho de 2020

Pensamento crítico na educação: perspetivas atuais no panorama internacional

Livro digital
Resumo:
"O pensamento crítico (PCr) é cada vez mais reconhecido como parte integrante das competências a
aprofundar pelos alunos universitários durante o seu percurso de aprendizagem, por forma a melhorar
as suas capacidades de julgamento e de argumentação e a prepará-los para o mercado profissional
enquanto elementos mais ativos. Por outro lado, as competências de comunicação – nomeadamente a
escrita – continuam a ser fundamentais na dinâmica de aprendizagem, estando intimamente relacionadas com as de pensamento crítico.
Considerando os resultados de experiências efetuadas em outros países e em Portugal sobre pensamento crítico, assim como os benefícios da avaliação entre pares, desde há algum tempo estudados na comunidade científica, este trabalho tem como objetivos:
1) descrever como um pequeno grupo constituído por professores de diversas áreas científicas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, auxiliados por membros do gabinete e-learning, está a implementar um sistema de revisão entre pares on-line orientado para o desenvolvimento do pensamento crítico dos seus alunos;
2) apresentar as adaptações metodológicas do modelo inicial e os motivos que levaram às mesmas.
O sistema agora apresentado foi sendo desenvolvido com o objetivo de vir a recolher, analisar e disseminar indicadores de desempenho no PCr e em comunicação escrita, bem como de conhecer a perceção dos alunos sobre as competências desenvolvidas e sobre o processo em si. Este trabalho apresenta ainda uma reflexão sobre o papel dos professores na preparação e no acompanhamento da atividade e procura contribuir para o debate científico sobre o pensamento crítico e a avaliação entre pares."
in "Pensamento crítico na educação: perspetivas atuais no panorama internacional / orgs. Rui Marques Vieira...[et al.]. - Aveiro: UA Editora, 2014. - 423 p. : il."

Fazer o download do documento aqui